Enquete

Este tutorial conseguiu resolver o seu problema?

Sim
Não
Não quis testar, pois nao gosto de ler!!!

Autor Tópico: [Tutorial] Como criar livros para o a1200  (Lida 23826 vezes)

Rocks-HD

Membro Mestre
[Tutorial] Como criar livros para o a1200
« Online: 02 de Novembro de 2007, 12:24 »
Como criar livros para a1200

Estou aqui de novo com mais uma idéia para ajudar os usuários de a1200, pois ler texto naquele programa pixel, que já vem no celular, ninguém merece.

Bem galera neste tutorial eu vou ensinar você a três maneiras eficazes de como criar livros para o seu computador, digo celular!!!

Ensinarei também como converter arquivos PDF, TXT, HTML ou qualquer outra coisa para celular, tendo ou não tendo fotos.

Vamos ao que interessa...
[logged]
Para aqueles que gostam de livros com fotos, muitas fotos
  • ReadManiac Maker – esse programa vai converter o seu arquivo txt ou html em um java. O bom deste programa é porque já vem com a possibilidade de colocar imagens junto com o texto. fontes para download
    O deifeito é porque as fontes que vem de fabrica são muito ruins e não reconhecem palavras acentuadas...para corrigir este problema eu postarei aqui algumas fontes já feitas editadas por mim...fiquem livres de fazerem outras se acharem necessário, só estou evitando o sofrimento de fazer fontes de muitas pessoas

Procedimentos para criar livros com esse programa:
1- Abra o MidletBuilder; e escolha a opção em inglês. Depois disso clique em next
2- Clique em next
3- Escolha a opção “Build midlet with embeded book (ReadManiac LITE)”. Clique em next
4- Escolha “Generic motorola midp2.0 phone with filesystem acess (JSR-75 API)” e em “Jar size limit (Kb)” digite: 16384; clique em next
5- Agora escolha a opção Motorola phones keys config 3; clique em next;
6- Clique em next, pois a linguagem tem que ser a “English Central Europe”
7- Em embeded fonts vc terá que escolher as fontes que melhor se adapta ao seu celular... aqui tem 3 fontes que servirão. As originais não são boas para textos com acentuação; clique em next
8- Em “Select book to embed. Você pode adicionar quantos arquivos quiser, mas resalvando, os arquivos devem ser ou TXT ou HTML (se o seu texto for HTM então acrescente um L na frente que não vai modificar a estrutura do texto e vai funcionar normalmente no programa); clique em next
9- Em “Midlet name” escreva o nome que será exibido depois que você instalar este livro no seu celular, em “book title” coloque o mesmo que o de cima. Clique em next
10- Em “Images conversion options” escolha 256 cores e em “scale down to size coloque” 240 e 180; clique em next
11- Em Advanced options faça como esta na imagem. É importantíssimo que marque a opção “force backlight control method” porque senão o seu celular vai ficar piscando... clique em next

12- Agora escolha um local para você salvar o livro já feito para seu celular... pronto.. boa leitura

Para aqueles que gostam de livros sem fotos:
  • TequilaCat BookReader (TCBR) – este programa na minha opinião já foi um dos melhores editores de TXT para Java que inventaram. Com ele você pode colocar muitas fontes, você tem uma variedade de funções. Muito fácil de fazer livros com este programa. Mas o defeito maior é não poder fazer textos com fotos. Alguns textos realmente precisam de fotos.

1- Clique nesta coluna ou em “add book para adicionar um ou mais livros. É aconselhável adicionar muitos livros para que o seu celular não fique com muitos livros na parte de programas.
2- Esta parte é para aqueles que gostam de deixar o ebook com cara de livro de verdade, como por exemplo: separa o livro em vários capítulos. Eu nunca fiz isso, mas eu sei que é possível
3- Com o intuito de ajudar muita gente eu criei um arquivo que já vem com as configurações do a1200 (pode servir para outros celulares). Pegue aqui as configurações e descompacte. Vá em "Read Setup" e escolha o arquivo "a1200.bks"
4- Aqui você vai encontrar muitas fontes para seu celular. Com a minha configuração vira muitas fontes. O número de fontes quase não vai interferir no tamanho do arquivo, ou seja aconselho a deixar as fontes do jeito que esta. Se quiser adicionar mais fontes ou remover mais algumas fontes fique a vontade o computador, o livro e o resto é seu mesmo ehehehehhe
5- Em “Select you phone model” escolha “MIDP 2.0 phone + JSR75 (file support)”; “Midlet name:” será o nome do livro na sua lista de programas. E “Jar file name” é simplesmente o nome do arquivo que será criado.
6- Clique num ícone em cima de “Select you phone model”, ele parece uma pasta brilhante. Pronto seu livro já esta feito...

• A1200 – ReadManiac – feito por mim mesmo utilizando um programa que cria leitor de TXT para celular... Bem a única coisa que eu fiz foi escolher a melhor configuração para nos, meros mortais, não precisarmos ficar o dia inteiro tentando criar sem ajuda de ninguém... Não é fácil além do mais porque que não sabe mexer no programa demora para achar as configurações certas.
    Ele consegue reconhecer arquivos TXT entre outros. Se você já tem livros em TXT e não quer fazer todo aquele procedimento citado acima você pode utilizar este programa, o único problema vai ser porque não terá uma variedade de fontes igual ao que existe no TCBR.
    para que o readmaniac consiga encontrar os arquivos dentro de sua TF voce deverá utilizar o programa JHacker que esta na lista de programas para a1200. la tem uma explicaçao de como instalar e como utilizar!!!
    fonte para download

Para aqueles que gostam de livros, e que só tem a foto da capa:
MJ Book Maker – em minha opinião é muito ruim... Só postei porque eu gosto de ver as pessoas com sorriso no rosto podendo bater a mão no peito e dizendo:
“--vejam... meu celular tem muitos programas!!! ”
Postar no a1200.4share.com

- Em Book name coloque o nome do livro. Este será o nome do livro que ira aparecer no seu celular.
- Em Information about book, author etc você pode deixar o meu se quiser hehaehaehahea... se não quiser não tem problema o programa ira funcionar mesmo assim ehehehhe...
- Em Sorce text file coloque o texto que você quer converter. Tem que ser TXT.
- Em “Max size of text part (in Bytes)” coloque 500000 e selecione “Format text for displaying”. Eu coloque esse número gigante porque senão ao fazer um livro ele ira criar vários arquivos pequenos…
- O resto você deixa do jeito que esta na foto a menos que você queira trocar a fonte.
- Em “Add image (PNG file only) for splash screen” é para colocar a foto da capa do livro, somente isso...

Clique em Star e pronto seu livro será criado na pasta middlet que fica dentro da pasta do MJBookMaker!!!

Se alguém tiver alguma duvida sobre estes programas ou qualquer coisa que não esteja entendendo, pergunte aqui mesmo!!!

Todos estes procedimentos são por sua conta e risco!
Não me responsabilizo por nenhum dano em seu aparelho!

Equipe GSMFans Brasil
Rocks-HD

[/logged]

« Última modificação: 04 de Janeiro de 2008, 20:40 por Rocks-HD »

brenopeck

Novato
Re: Como criar livros para o a1200
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2007, 23:06 »
Rocks, há algum leitor de PDF decente pro A1200? É que a maioria dos livros que tenho, além de algumas coisas de legislação, estão em PDF, com formatação de páginas e links no índice para os capítulos correspondentes. Se transformar em txt, perde tudo isso.

Rocks-HD

Membro Mestre
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2007, 00:57 »
fala ae rapaz
deixa eu te fala.. para a sua tristeza e alegria da motorola nao existe nenhum leitor de PDF descente para a1200

se voce quiser eu faço um tutorial de como colocar o textos de forma legivel

se precisar basta perguntar!

brenopeck

Novato
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2008, 01:15 »
Pô, Rocks, queria sim.

Na verdade, fiquei mal acostumado com um Palm Zire 72 que eu usava. O bicho é muito pouco prático, mas o leitor de e-books e de PDFs dele dá show. Ele separa o arquivo em páginas e formata cada página pra caber dentro da tela. Acabou a página é só apertar no lado direito da tela pra avançar pra outra; apertando do lado esquerdo volta pra página anterior.

Uma pena que os leitores de e-books e PDFs do A1200 ainda sejam tão ruins. Espero que apareça algo melhor!

Rocks-HD

Membro Mestre
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2008, 01:18 »
Amanha talvez eu ja coloque ele na area de tutoriais windows blz?

Tauana

Novato
Re: [Tutorial] Como criar livros para o a1200
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2008, 23:52 »
ola, estou tentando instalar o ReadManiac Maker mas qndo chega no passo 7 ele diz q deu um "fatal error" q uma pasta n foi encontrada... pelo q eu vi é a pasta de fontes do celular?
Como eu resolvo isso?
a mensagem é assim
"Unable to open file. File does not exist or is locked by other application: D:\Tudo\DispositivosMoveis\Celulares\A1200\Programas\Computador\ReadManiac\Fonts\ari.fnt"
ja tentei com o cel conectado e desconectado...
O q pode ser?

Rocks-HD

Membro Mestre
« Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2008, 00:29 »
ola, estou tentando instalar o ReadManiac Maker mas qndo chega no passo 7 ele diz q deu um "fatal error" q uma pasta n foi encontrada... pelo q eu vi é a pasta de fontes do celular?
Como eu resolvo isso?
a mensagem é assim
"Unable to open file. File does not exist or is locked by other application: D:\Tudo\DispositivosMoveis\Celulares\A1200\Programas\Computador\ReadManiac\Fonts\ari.fnt"
ja tentei com o cel conectado e desconectado...
O q pode ser?
Voce quer colocar esse programa que é utiliza no computador dentro do celular? ele é pra ser instalado no computado

Tauana

Novato
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2008, 01:02 »
Nao, eu instalei ele no computador, tanto q a primeira vez que eu tentei nem tava com o cel conectado, da segunda q eu conectei o cel, e so, pra ver se era isso...
mas nd adiantou

joelbisneto

Novato
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2008, 20:18 »
Utilizei o tutorial para colocar algumas leis no meu a1200i. Após um susto (rs): nas configurações apaguei a backlight - tudo funcionou.
Perfeito.
Parabéns!!!

Rocks-HD

Membro Mestre
« Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2008, 23:49 »
Nao, eu instalei ele no computador, tanto q a primeira vez que eu tentei nem tava com o cel conectado, da segunda q eu conectei o cel, e so, pra ver se era isso...
mas nd adiantou
voce sabe que depois que o arquivo é criado voce tem que pegar este arquivo, jogar no seu celular e instalar clicando com a caneta em cima correto?

se o erro foi na parte 7 é porque as fontes estao apara um local e o seu programa esta em outro local...
para resolver isso o unico jeito é pegando o programa instalavel do readmanic
se voce quiser eu posto aqui pra voce!

Utilizei o tutorial para colocar algumas leis no meu a1200i. Após um susto (rs): nas configurações apaguei a backlight - tudo funcionou.
Perfeito.
Parabéns!!!
fala ae brother

Olha soh nosso forum ja tem até intelectuais de alto nivel!

que bom que gostou e se precisar pode contar com a familia GSMFans!
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2008, 23:50 por Rocks-HD »