Autor Tópico: Removendo o Windows Vista  (Lida 18465 vezes)

KaPoNe

Membro Mestre
Removendo o Windows Vista
« Online: 12 de Fevereiro de 2008, 07:12 »
Pessoal, comprei um notebook e com ele veio a praga do Windows Vista Started Edition. Ele é bem ruinzinho, mesmo!

Agora quero remover esta bomba e instalar o velho e bom Windows XP Pro.

Antes de começar, fui informado que não seria tão simples. Pois o Vista usa alguma coisa para bloquear a remoção do sistema.

Muito bem, fui atrás pela net a fora e encontrei algumas informações. Uma delas é que deveria desabilitar o Drive Sata na Bios, pois o Windows XP não o reconheceria durante o boot de instalação. Outra informação que li, é que eu deveria ter um disquete com os drivers SATA fornecido pelo fabricante e enquanto o windows estivesse carregando os drivers do Windows XP para a instalação, apertar o tal F6 para reconhecer o tal driver SATA.

Muito bem... primeiro notebook não tem drive de disquete 3,5". Eu até tenho um drive de 3,5" USB mas pelo que sei os dispositivos USB só são reconhecidos depois do S.O. funcionando, então isso não resolve.

Tentei a primeira opção, desativar o drive SATA na Bios, mas ele simplesmente ignora todas as formas de boot e vai direto no HD (como não sei, visto que estava desabilitado na Bios) e carrega o Vista normalmente.

Se alguém tiver alguma dica que pudesse me ajudar eu ficaria muito grato.

Devo lembrar que essa porcaria do Vista deve ser OEM, já que veio junto com o note.

Abraços!

KaPoNe

Membro Mestre
Re: Removendo o Windows Vista
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 12:16 »
Bem, lendo alguns outros fóruns por ai descobri uma forma, bem simples de poder remover o Vista de um computador que já venha com o Windows Vista instalado.

O segredo é não fazer o boot com o CD do Windows XP e sim com o próprio CD do Windws Vista.

Após fazer o boot, ele vai iniciar e mostrar uma tela com duas opções mais abaixo. Clique em RESTAURAR SISTEMA.

Abrirá uma nova janela com várias opções e uma delas é o antigo, porém famoso, prompt de comando.

O meu apareceu da seguinte forma:

X:windows... etc, etc.

Alterei para o drive "C" digitando o seguinte:

C: (enter)

após isso o clássico comendo em DOS:

format c:

Ele irá perguntar se tem certeza que deseja formatar mesmo, basta apertar "Y" de "yes".

Ao começar ele vai perceber que existe uma extrutura de arquivos e que não vai poder simplesmente formatar e perguntará algo sobre desfazer essa estrutura. Basta responder "Y" novamente.

Ele fará um processo e começar a formatação. Tenho um HD de 80GB e demorou mais de meia hora para formatar... achei que demorou bastante, enfim... o importante ali é que eu estava conseguindo o que eu queria.

Depois que acabou a formatação, tenha a mão um CD do Windows XP que você tenha plena certeza que é bootável. Se você não tiver, providencie um disquete (se for PC comum) de boot com carregamento de drivers de CD's .

Ai é batata... o processo é o mesmo que acredito que muitos já fizeram por muitas vezes de instalar o sistem do Windows XP.

Pelo que notei muito nos fóruns é que o pessoal quer dar o boot direto pelo CD do Windows XP e le não reconhece mesmo e não me perguntem o porque.

Realmente é necessário formatar primeiramente pelo Windows Visto e depois reformata-lo pela instalação do XP.

Espero que tenha ajudado alguém...

Qualquer coisa ou dúvida, posta ai que a gente tenta resolver!

Abraços!

Fou-Lu

Membro Mestre
  • *
  • Ps1/Ps2/Psp/Gbc/Gba/MD Play #Classic Games#

• ---------
  • Total de Curtidas: 0

• Agradecimentos: 373
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2008, 03:00 »
um salve pra vc amigo meu pc tbm veio com o vista SE uma [removido]! entao eu fiz o seguinte primeiro coloquei o cd do xp no drive e reininciei ao ler as configuracoes ele detectou o  cd no drive e como todo cd de sistemas operacionais sao acessíveis ao apertar uma tecla qualquer, eu fiz isso e entrei no processo de instalação formatei e pronto o windows xp foi instalado perfeitamente!qualquer coisa tentem fazer isso
Espero ter ajudado flw

Não esqueça de usar a chavinha nos seus posts!

hugorafa

« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2008, 05:43 »
mew, formatar o vista é suxx, bota qulaquer cd de instalação, (bootável pelo menos senao o papo do disquete vai ser veridico) pode ser qualquer um, xp pro, sp2, sp1, umbuntu, kurumin, fedora....o que vc quiser,,,ele vai f.... o hd de qualquer jeito, agora se vc querer instalar o vista em dualboot com o xp...ahe é outros quinhentos, mas quanto a apenas trocar de SO,.  sem erro, tem partionmagic se o que vc queira era apenas formatar a hd, mas todos os SO's que mencionei, fazem o mesmo

DARKDLS

Membro Mestre
  • *
  • Sempre use o Pesquisar, se não achar, manda MP!

• ---------
  • Total de Curtidas: 3

• Agradecimentos: 3272
  • ???
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2008, 11:14 »
formatei um pc com o cd do XP onde tinha o vista instalado e não deu problema nenhum, sempre vem um aqui pra mim tirar o ruindows vista SE, e eu formtato dando boot pelo cd do xp sem problemas.

KaPoNe

Membro Mestre
« Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2008, 19:56 »
É bom sabar de todos que estão conseguindo tirar o Windows Vista SE.

Conforme eu descrevi acima, eu também consegui remover o meu... estou rodando XP e está um aviaõzinho meu notebook.

Valeu pela experiências de vocês!

Abraços!

pgagraca

Novato
« Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2008, 01:01 »
gostaria de saber se  é valido para desktop sata tabem esta infomação? pois tenho um dell dimension e 520 pois e tudo sata e entrada so usb estou querendo mudar do win vista ultymate pra xp preciso de ajudar pois levei pra trez tcnicos e não conseguiram migrar para o xp.o que faço velho? 
Bem, lendo alguns outros fóruns por ai descobri uma forma, bem simples de poder remover o Vista de um computador que já venha com o Windows Vista instalado.

O segredo é não fazer o boot com o CD do Windows XP e sim com o próprio CD do Windws Vista.

Após fazer o boot, ele vai iniciar e mostrar uma tela com duas opções mais abaixo. Clique em RESTAURAR SISTEMA.

Abrirá uma nova janela com várias opções e uma delas é o antigo, porém famoso, prompt de comando.

O meu apareceu da seguinte forma:

X:windows... etc, etc.

Alterei para o drive "C" digitando o seguinte:

C: (enter)

após isso o clássico comendo em DOS:

format c:

Ele irá perguntar se tem certeza que deseja formatar mesmo, basta apertar "Y" de "yes".

Ao começar ele vai perceber que existe uma extrutura de arquivos e que não vai poder simplesmente formatar e perguntará algo sobre desfazer essa estrutura. Basta responder "Y" novamente.

Ele fará um processo e começar a formatação. Tenho um HD de 80GB e demorou mais de meia hora para formatar... achei que demorou bastante, enfim... o importante ali é que eu estava conseguindo o que eu queria.

Depois que acabou a formatação, tenha a mão um CD do Windows XP que você tenha plena certeza que é bootável. Se você não tiver, providencie um disquete (se for PC comum) de boot com carregamento de drivers de CD's .

Ai é batata... o processo é o mesmo que acredito que muitos já fizeram por muitas vezes de instalar o sistem do Windows XP.

Pelo que notei muito nos fóruns é que o pessoal quer dar o boot direto pelo CD do Windows XP e le não reconhece mesmo e não me perguntem o porque.

Realmente é necessário formatar primeiramente pelo Windows Visto e depois reformata-lo pela instalação do XP.

Espero que tenha ajudado alguém...

Qualquer coisa ou dúvida, posta ai que a gente tenta resolver!

Abraços!

hugorafa

« Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2008, 09:30 »
não conseguiram????, eu não sei se nunca usei o vista ou aki tem problemas demais, meu not veio do mesmo jeito do kpn, apenas rodei o boot do xp e já era tudi, fiz semana passada num vaio,m deu ate do, pq o vendedor deixou ate o aero funfando completo, amas i infeliz queria que eu tirasse, bem fregues tem sempre a razão, normalz e tals, deixei ele em dualboot com o vista a sussa, daria pra colocar um linux com gerenciador de boot, como o grub ou lilo, mas ahe eu ia cobrar a masi neh ;), olha que o not é de um infeliz que faz engenharia da computação kkkkkkkk, devia ter deixado uns trajnaszinhus pra ele hehehehehhe

KaPoNe

Membro Mestre
« Resposta #8 Online: 13 de Abril de 2008, 19:08 »
A informação é válida sim!

O HD do meu note também é sata e funcionou de boa.

Bem estanho mesmo os "técnicos" não terem conseguido tirar o Vista da sua máquina.

Só uma pergunta... eu tirei o meu Vista porque era a porcaria do Starterd Edition. Se o seu é o Ultimate, porque tirar?

Ficou muito pesado no seu micro?

Abraços!

Dioh

Membro Mestre
« Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2008, 16:09 »
Galera uma informação... Não sou muito aprofundado no windows vista então, porque o SE é uma porcaria como vcs dizem?! O meu note tem o Home Premium, é ruim tb? Gostaria de saber informações do vista... Vlw!