Autor Tópico: [ TUTORIAL ] O Ubuntu e o Windows Vista convivem bem com boot duplo. Veja como!  (Lida 5359 vezes)

NeoCoult

Membro Mestre
  • *
  • iPhone, iPad, N95 e LG Black Safira

• ---------
  • Agradecimentos: 410
O Ubuntu e o Windows Vista convivem bem com boot duplo. Veja como fazer essa instalação

Montar um micro com sistema de partida dupla, reunindo Windows e Linux, é tarefa relativamente fácil para quem está familiarizado com a estrutura de armazenamento de arquivos do PC. Descrevemos, a seguir, o caminho que seguimos para fazer essa configuração e os resultados obtidos. Leia e descubra se essa é uma solução adequada para você.

Windows primeiro
Iniciamos a instalação do Windows Vista normalmente. Durante esse processo, usamos as ferramentas do DVD do sistema para criar uma partição para o Windows, ocupando apenas parte do espaço do disco. O espaço restante ficou reservado para o Linux Ubuntu, que seria instalado em seguida. A instalação do Windows Vista prosseguiu até a conclusão. Também fizemos a instalação numa máquina com o Windows Vista pré-instalado. Nesse caso, empregamos o utilitário Acronis Partition Manager para reduzir a partição do Windows e criar uma nova. Essa segunda partição serviu para reservar o espaço onde, depois, seria instalado o Ubuntu. O Acronis Partition Manager, que é parte da Disk Director Suite 10, da Acronis, é um dos raros gerenciadores de partições compatíveis com o Vista.

Instalação do Ubuntu
A instalação do Ubuntu não tem grandes complicações. Demos a partida com o CD desse sistema operacional e escolhemos a opção de instalação (há também a opção de executar o sistema sem instalá-lo). Um assistente guia o usuário pelos principais passos. Durante esse processo, o instalador cria uma partição principal e outra para uso como memória virtual (swap). Se o micro não tiver espaço livre no disco, é preciso apagar uma das partições existentes para liberar espaço. Depois que isso foi feito, a instalação prosseguiu sem incidentes.

Partida dupla
No nosso PC, o Ubuntu assumiu o comando do sistema de partida. Quando o micro é ligado, ele pergunta qual sistema operacional deve ser carregado: o Vista ou o próprio Ubuntu. Há relatos de usuários que precisaram editar manualmente os arquivos de configuração do Ubuntu para que o Vista fosse incluído no menu de partida. No nosso caso, isso não foi necessário. Não houve problemas no carregamento de nenhum dos dois sistemas operacionais.

Usando o micro
Terminada a instalação, o micro estava razoavelmente funcional tanto com o Vista como com o Ubuntu. Os dois sistemas fizeram um bom trabalho de configuração de rede. Tanto a internet como a rede local ficaram acessíveis sem que fosse necessário qualquer ajuste adicional. Com o sistema operacional da Microsoft, foi necessário baixar e instalar manualmente o driver para o circuito de áudio embutido na placa-mãe. O Ubuntu não precisou disso.

MP3 e DVD
O Windows Vista tocou músicas em MP3 e filmes em DVD sem precisar de qualquer programa adicional. Já no Ubuntu foi preciso instalar alguns codecs para a execução de MP3 e DVD. Para isso, primeiro, é preciso configurar o Ubuntu para aceitar pacotes de repositórios alternativos, o que é feito por meio da interface gráfica. Depois, usa-se o gerenciador de pacotes Synaptic ou comandos de terminal para localizar os codecs e instalá-los.

Acesso mútuo
Uma limitação da instalação que fizemos é que ela não permite ter acesso aos documentos da partição Windows usando o Ubuntu ou vice-versa. Há várias maneiras de contornar essa barreira. Usamos o Acronis Partition Manager para criar uma partição adicional no disco. Usamos, nela, o sistema de arquivos FAT32, que é facilmente lido tanto pelo Windows como pelo Linux. Reservamos essa partição para os documentos que devem ter acesso comum aos dois sistemas. No Windows, o acesso à nova partição foi imediato. O próprio Acronis Partition Manager atribuiu uma letra ao drive virtual correspondente a ela. No Ubuntu, tivemos de montar manualmente a nova partição e alterar as permissões de acesso para que fosse possível gravar e modificar arquivos nele. Feita por meio de comandos de terminal, essa é uma tarefa que requer certa intimidade com o Linux. Uma solução mais fácil é usar um HD externo ou flash drive para troca de documentos.

Por Maurício Grego

« Última modificação: 20 de Outubro de 2012, 13:56 por Glєии Łαвσяdα »

hugorafa

Re: O Ubuntu e o Windows Vista convivem bem com boot duplo. Veja como!
« Responder #1 Online: 01 de Junho de 2008, 16:52 »
eu usava o kurumin, pois não conseguir sucesso com o ubuntu com o lcd do meu not, e no kurumin possuia acesso as pasta do win, porem não o contrario e outra coisa neo, só consigo configurar a net se só tiver o kurumin no hd, to usando o xp com o vmware, vc sabe alguma solução para isso? (não testei ainda com o vista assim, mas cheguei a colocar os tres no mesmo pc junto....baianagem hehehehe)

JuJuBaTeRa

Membro Senior
  • *
  • W300i Flasheado desblokeado &motorola WX290 desbk.

• ---------
  • Agradecimentos: 119
  • JuBa*
« Responder #2 Online: 07 de Novembro de 2008, 20:00 »
 :D :D :D :D :D :D
eu usava o kurumin, pois não conseguir sucesso com o ubuntu com o lcd do meu not, e no kurumin possuia acesso as pasta do win, porem não o contrario e outra coisa neo, só consigo configurar a net se só tiver o kurumin no hd, to usando o xp com o vmware, vc sabe alguma solução para isso? (não testei ainda com o vista assim, mas cheguei a colocar os tres no mesmo pc junto....baianagem hehehehe)
:D :D :D :D :D :D
te ajudei? clique em Agradecer..no boton  a sua esquerda

"A melhor prova que o ser humano tem a provar, é provar a si mesmo que ele não tem que provar nada a ninguém."

JuJuBaTeRa

Membro Senior
  • *

• ---------
  • JuBa*
« Responder #3 Online: 09 de Novembro de 2008, 22:51 »
fikei mó interessada  :o ué eu tentei mais não  consegui repartir o meu HD..... :( ... e esse programinha Acronis Partition Manager.. eu tentei baixar....aiai será que tem??
o meu windows é o vista pré instalado....e eu  queria instalar o windows xp no mesmo HD... será que tem como??? ???   alguém me ajudeeee!!! :'( :'(
« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 15:33 por JuJuBaTeRa »

"A melhor prova que o ser humano tem a provar, é provar a si mesmo que ele não tem que provar nada a ninguém."

hugorafa

« Responder #4 Online: 30 de Novembro de 2008, 09:20 »
a sim, mas va ter que tirar o vsta e dpois coloca-lo novamente, e deverá particionar o hd como está no topico, use tres partições, uma para os arquivos em comum nos dois Sos, outra para o xp e outra para o vista, comece como o xp, instale o vista em seguida numa partição diferente da que esteja o xp, e pronto... :o
 8) 8)

JuJuBaTeRa

Membro Senior
  • *

• ---------
  • JuBa*
« Responder #5 Online: 30 de Novembro de 2008, 20:51 »
a sim, mas va ter que tirar o vsta e dpois coloca-lo novamente, e deverá particionar o hd como está no topico, use tres partições, uma para os arquivos em comum nos dois Sos, outra para o xp e outra para o vista, comece como o xp, instale o vista em seguida numa partição diferente da que esteja o xp, e pronto... :o
 8) 8)

mais o problema é o seguinte... :-[
eu não tenho o cd do windows original.. entende??? :-[
do windows vista starter edition...
e a unica coisa que eu posso fazser é restaurar
 o sistema.. só isso... :o ... se eu tirar o windows vista...
já era... e se meu pc der problema de novo..
ai que eu morro mesmo...hihi.. :D
é isso que é o pior ..
não tem como fazer isso sem precisar mexer no windows vista???? ???

hugorafa

« Responder #6 Online: 30 de Novembro de 2008, 22:36 »
sem uma partição livre, não,

Shaolin™

Membro Mestre
  • *
  • *SI**PS3 160 GO**Win 8 PRO**Iphone 5 32GB*

• ---------
  • Agradecimentos: 144
« Responder #7 Online: 30 de Novembro de 2008, 22:52 »
Belo Tutorial meu amigo
meus parabens

JuJuBaTeRa

Membro Senior
  • *

• ---------
  • JuBa*
« Responder #8 Online: 15 de Junho de 2009, 23:54 »
sem uma partição livre, não,
vlw ...

pois é meu amigo...

formatei meu Pc tirei o windows vista starter edition.

formatei  e reparticionei usando o CD do XP mesmo  8)

reparticionei meu HD  em três particões... 1º windows XP SP3  :D

2º Backup  ;D e 3º onde está o disco de recuperação do vista.

prontinhoo... ta uma belezaaa... :)

S╠╣eik Turbo

Membro Mestre
  • *
  • iPod touch 2g, a1200e, Nokia E63, NEW Moto Defy!!!

• ---------
  • Agradecimentos: 516
« Responder #9 Online: 16 de Junho de 2009, 17:41 »
que bom hein Jujubatera?? heheheh