Autor Tópico: AULA 8 ► Substâncias Puras e Misturas / Misturas Homogêneas e Heterogêneas  (Lida 21316 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

DARKSCARFACE

Membro Mestre
Offline
  • *
  • iPhone 5S Black

  • Mensagens: 5890

  • ---------
  • Total de Curtidas: 1

  • Agradecimentos: 1350
  • Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar
    • Ver perfil


═════════════════════════════
Substâncias Puras
e Misturas

══════════╦═══════╦══════════
Aula 8
╚═══════╝



Substâncias Puras e Misturas

                  Vimos a diferença entre uma substância pura simples e uma composta, onde as substâncias simples seriam formadas apenas por um elemento químico, enquanto que as compostas por mais de um elemento químico. Nesta seção abordaremos a diferença entre uma substância pura (seja ela simples ou composta) e uma mistura.

                  É claro que você conhece as vantagens de respirar ar puro ou beber água pura, isto é, sem substâncias prejudiciais à saúde. Talvez você até já tenha usado uma malha de lã pura, ou seja, genuína, sem fibras sintéticas. Como você pode perceber, esses são alguns dos vários significados que o adjetivo puro pode assumir em uma determinada situação.

E em Química? Que significado esse adjetivo poderá assumir?

                  Os químicos dizem que uma substância só pode ser considerada pura quando tem unidades estruturais iguais e suas características físicas e químicas tais como PF, PE, composição, densidade e cor são definidas e constantes. Assim, o líquido dos termômetros é uma substância pura porque apresenta somente átomos de mercúrio (Hg), e a água destilada é pura porque possui apenas moléculas de H2O. Nesse caso da água, por exemplo, constatamos que ela apresenta PF e PE constantes e iguais a 0°C e 100°C, respectivamente, além de uma densidade igualmente constante igual a 1,0 g/cm3.

                  Entretanto, a maioria dos materiais utilizados no dia-a-dia constitui uma mistura de várias substâncias. O ar, por exemplo, é uma mistura de gases, enquanto a água cristalina de uma fonte contém muitas substâncias dissolvidas. Outro exemplo são as jóias feitas de ouro (Au). Tais jóias são, na verdade, uma mistura de ouro, cobre e prata (os percentuais de cobre e prata é que indicam o grau de pureza da jóia, ou seja, de quantos quilates estamos nos referindo – quanto maior o número, menor a quantidade de cobre e prata na jóia), pois se fossem de ouro puro amassariam com muita facilidade, tendo em vista que o nobre metal é muito maleável. Então, o ouro de 18 quilates, por exemplo, apresenta 75% em massa de ouro e 25% de cobre e prata. Sendo assim, uma mistura consiste na reunião de duas ou mais substâncias diferentes e apresenta propriedades físicas e químicas (PF e/ou PE e composição) variáveis.

✔  Substância puraqualquer porção de matéria formada por unidades estruturais (átomos, moléculas, aglomerados iônicos) iguais entre si e que apresentam características físicas e químicas tais como PF, PE, composição, densidade e cor definidas e constantes.

✔  Misturaqualquer porção de matéria formada por duas ou mais substâncias diferentes e apresenta características físicas e químicas (PF e/ou PE e composição) variáveis.





═════════════════════════════
Misturas Homogêneas
e Heterogêneas

══════════╦═══════╦══════════
Aula 8
╚═══════╝



Misturas Homogêneas e Heterogêneas

                  Acabamos de ver que uma mistura é formada por duas ou mais substâncias diferentes. No entanto, nem sempre conseguimos distinguir cada uma das substâncias que estão misturadas. É, por exemplo, o caso da mistura da água com o açúcar (ou sal) e também o da mistura dos gases que formam o ar atmosférico.

                  Nessas misturas, as diferentes substâncias se atraem de tal modo que não há superfície de separação entre elas. Toda mistura desse tipo apresenta, então, um aspecto uniforme. Dizemos que essas misturas são homogêneas (as misturas homogêneas são também chamadas de soluções).

                  Em Química, cada aspecto visual homogêneo (uniforme), o qual pode ser contínuo ou não, mesmo quando observado ao microscópio comum, recebe o nome de fase. Assim, as misturas homogêneas apresentam uma única fase. As propriedades das misturas homogêneas são iguais em todos os seus pontos. Quando você observa, por exemplo, o vinagre, não percebe que ele é formado por 96% de água e 4% de ácido acético; o mesmo é válido para o álcool comum, formado por 96% de álcool e 4% de água.

                  Por outro lado, você, certamente, já viu também diversas misturas nas quais é fácil perceber duas ou mais fases como, por exemplo, a mistura de água com areia, a mistura de água com óleo, a mistura de álcool com cascalho e muitas outras. Misturas como essas são chamadas de misturas heterogêneas. As propriedades das misturas heterogêneas não são iguais em todos os pontos da mistura. Para classificar as misturas em homogêneas e heterogêneas devemos levar em consideração as suas características quando vistas com o auxílio de um microscópio comum.

                  Muitas vezes, uma mistura homogênea a olho nu revela-se heterogênea ao microscópio. O leite, por exemplo, a olho nu parece ser uma mistura homogênea. Entretanto, ao microscópio é possível observar as gotículas de gordura nele presentes. Outro exemplo é o sangue, que a olho nu parece ser uma mistura homogênea quando, na verdade, trata-se de uma mistura heterogênea.


                 ► Veja, nos quadros a seguir, algumas misturas (sólidas9 e líquidas) bastante utilizadas em nosso cotidiano.


                OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

✔ Líquidos que se misturam são chamados de líquidos miscíveis. Ex.: água e álcool;
✔ Líquidos que não se misturam são chamados de líquidos imiscíveis. Ex.: água e óleo;
✔ Componente = Substância. Ex.: água e gelo = 1 componente (em estados físicos diferentes); água e óleo = 2 componentes;
✔ O granito, rocha comumente utilizada nas pias de banheiros e cozinhas, é uma mistura heterogênea que apresenta três fases (quartzo, feldspato e mica). Assim, um recipiente aberto contendo um pedaço de granito e água, por exemplo, forma uma mistura heterogênea composta por 4 fases!
✔ Fase = aspecto;
✔ Em recipientes abertos, o ar não é contado como uma fase; porém, em recipientes fechados, devemos contar o ar como uma fase;
✔ Todo sistema que apresentar apenas uma fase, dizemos monofásico; duas fases, bifásico; três, trifásico; mais de três fases, polifásico;


                                                                                                                                                                                                               
╔════════════════════╗
DARKSCARFACE
Equipe GSMFans
Anjo da Noite

╚════════════════════╝



« Última modificação: 11 de Junho de 2010, 17:52 por DARKSCARFACE »


◄Regras do Fórum►|◄Evite Floods►
◄Torne-se um VIP, Entre para Staff►|◄Obtenha seus Adicionais►

"Mas nem sempre a fraqueza que se sente quer dizer que a gente não é forte."

Clique e Conheça