Autor Tópico: [Tutorial] GPS e mapas Offline no Samsung Star 3G (GT-S5620)  (Lida 76689 vezes)

andrevergilio

Membro
[Tutorial] GPS e mapas Offline no Samsung Star 3G (GT-S5620)
« Online: 24 de Julho de 2010, 21:46 »
Percebi que diversas pessoas estão com dificuldades com o GPS do Samsung Star 3G (GT-S5620). E para piorar as informações estão espalhadas por todo o fórum e dessa maneira fica difícil achar o que realmente funciona no Star-3g e o que não funciona.

Esse tutorial é na verdade um apanhado de todas essas informações achadas pelo fórum, e o com créditos para:

DiGo e markowicz: Pelo vídeo tutorial

marcioddf: Pelo programa We-Travel

JhOe.: Pelo Tutorial do MGMaps

AnenhaNeko: Pelo Tutorial de como criar mapas offline no MGMaps

andrevergilio (eu mesmo ^.^): Pela parte de Comprimir os Mapas (Seção 4 desse tutorial)

1. Configurando o celular

1.1. Primeiramente, você precisará ter disponível uma conexão com a internet. Pode ser tanto via Wi-Fi quanto 3G, o que importa é poder navegar pela internet.

1.2. Vá em Menu-> Config.-> Telefone -> Configurações GPS -> Configurações GPS+

1.3. Vá em Perfil e selecione a sua conexão, lembrando que as conexões wi-fi ficam por último na lista.

1.4. Volte para o menu Configurações do GPS+ e vá em Baixar dados.

1.5. Depois dos dados baixados, vá em Verificar tempo de validade. Geralmente é mais de 100 horas.

1.6. Agora vá denovo para Menu-> Config.-> Telefone -> Configurações GPS (sem o "+")

1.7. Vá em posição do GPS e verifique se o seu celular está conectando com os satélites. Geralmente ele só mostra a posição quando acha 5 ou mais satélites. É normal demorar uns 5 minutos ou mais para se conectar e mostrar a posição.
Observação: Se estiver tendo problemas para acessar os satélites, vá a uma área ao ar livre aonde não haja barreiras entre o satélite e o celular.

Dica: Acelerando o GPS

Dica 1: Para melhorar a conexão do GPS, faça o [TUTORIAL] Acelerando seu GPS!

Dica 2: Seguindo a dica do gomes_felippe, se atualizar a firmware para a versão S5620JTJL2_OJTJI1  o gps fica mais rápido ainda. Eu mesmo testei e realmente o tempo sincronia diminui de alguns minutos para uns 30 segundos. A firmware pode ser baixada no tópico [FW] S5620JTJL2 - Finalmente temos um QWERTY Nativo! e o tutorial de troca de firmware está no tópico [FW] Firmware PT-BR + Tutorial de Troca de FW (EXCLUSIVO!) ATUALIZADO!

Agora o seu celular está pronto para receber os programas de mapas.

2. Opções de Programas

Não existe um programa ideal para o Star 3G, cada um tem suas vantagens e desvantagens.

O programa com melhores recursos é sem dúvida o We-Travel, que pode ser instalado facilmente seguindo o guia do tópico [GPS] We-Travel PT-BR

Contudo o maior revés dele é sua limitada base de mapas, que não tem cidades do interior e inviabiliza viagens para cidades menores.

Devido a essa grande limitação do We-Travel, vou abordar nesse tutorial o MGMaps, que embora tenha menos recursos ele pode ser utilizado usando-se os mapas do Google Maps, que tem uma base de mapas muito mais completa.

3. Baixando mapas do Google Maps para o MGMaps

IMPORTANTE: Você pode pular as etapas 3 e 4 pegando mapas prontos! É só ir neste tópico

3.1. No seu computador, entre no site http://www.mapcacher.com/

3.2. Encontre o local (cidade, ou estado) que você quer fazer o mapa.

3.3. Vá clicando ao redor do local até a marcação contorná-lo, se você não gostou de onde fixou o marcador é só clicar nele que ele some. As vezes ele não fixa um marcador aonde você quer, para isso é só clicar em algum outro local e depois arrastar o marcador novo para a posição desejada.

3.4. Escolha o Zoom level. O indicado para países é de 0 a 10, para estados 11 a 11, e para cidades de 12 a 16.

3.5. Deixe o Level of detail em Slow and detailed para uma melhor precisão no contorno dos mapas. Eles não interferem na qualidade dos mapas, apenas no contorno gerado pelo navegador.

3.6. Clique  em Generate e salve o arquivo gerado.

Agora é hora de baixar os mapas

3.7. Faça download do gMapMaker:

Locked
Nos desculpe...
Parte do conteúdo foi bloqueado para usuários não registrados!
Registre-se gratuitamente para ver o conteúdo completo.

3.8. Descompate-o e instale o gMapMaker_Setup.msi.

3.9. Abra o programa. Clique em Browse pra escolher a pasta onde o mapa será salvo.

3.10. Deixe selecionado a opção Group by zoom. Clique em GO e abra o arquivo MapXXXXXXXXXXXXXX.map baixado do site mapcacher. Espere até todas as barras chegarem no 100% ~ Download Complete. Pode demorar um pouco.

4. Comprimindo os mapas baixados para melhor desempenho

Agora você terá uma pasta chamada MGMapsCache com milhares de arquivos minúsculos, muitos dele com cerca de 100 bytes de tamanho. Isso é muito ruim pois o cartão SD foi feito para abrigar algumas centenas de arquivos grandes, e não milhares pequenos. Se você for tentar copiar todos esses arquivos para o cartão com certeza poderá demorar horas, e ainda por cima o espaço ocupado no cartão pode ser muitas vezes maior do que o tamanho real devido ao problema dos clusters (tamanho mínimo ocupado pelos arquivos) geralmente serem 4096 bytes, cerca de 40 vezes maior do que cada um dos milhares arquivos de mapas.

Para contornar esse problema vamos utilizar um programa chamado MapAlive, que comprime esses milhares de arquivos pequenos em meia dúzia de arquivos grandes.

4.1. Faça download do Java nesse site: http://www.java.com/pt_BR/

4.2. Faça o download do programa MapAlive:

Locked
Nos desculpe...

4.3. Descompacte e execute o arquivo MapAlive.jar

4.4. Clique em Browse e selecione a pasta MGMapsCache, que está dentro do local que vc salvou os mapas no passo 3.9. Pode demorar um pouco para carregar.

4.5. Clique em Save as MGM, selecione um pasta diferente da que você selecionou no passo anterior e clique em Save, quando ele pedir o Map Name coloque o nome GoogleMap. Clique em ok

4.6. Na proxima tela (titles per file), escolha a opção 4096. Clique em OK

4.7. A conversão irá começar. Vai parecer que o programa está travado, isso é normal. Espere alguns minutos até a conversão acabar (vai demorar bastante, se quiser pode fazer um lanche, assistir TV...)

4.8. Agora é só copiar a pasta MGMapsCache que está dentro pasta que você escolheu no passo 3.14 para o seu cartão SD. Ela deverá ter bem menos arquivos do que a pasta MGMapsCache que está dentro da pasta do passo 3.9

Pronto, agora você tem um mapa personalizado do lugar que você quiser

Dica: A pasta MGMapsCache está organizada por níveis de zoom. Você pode colocar um mapa diferente para cada nível de zoom. Por exemplo: mapa do Brasil nos zooms de 0 a 10, mapa do estado de São Paulo no zoom 11, e mapa da cidade de Santos nos zooms 12 a 16.

5. Instalando e configurando o MGMaps

5.1. Faça o download do MGMaps

Locked
Nos desculpe...

5.2. Descompacte e copie os arquivos para o cartão SD, instale o programa no seu celular.

5.3. Inicie o aplicativo e dê permissão para ele fazer o que quiser.

5.4. Vá em Menu -> Setings ->  Maps -> Map Types -> Not Avaliable. Marque as opçoes google maps, google satelite e google hybrid. Nessa mesma tela desmarque tudo o que estiver no Yahoo Maps, selecione menu e vá em save.

5.5. Selecione Cancel e volte para o mapa pelo botão do meio do celular.

5.6. Vá em Menu -> Setings -> Maps -> Stored Maps. Marque as opçoes Stored Maps e Offline mode. Nesta mesma tela selecione o botão do lado de Browse. Vá em -> SD -> E selecione o local aonde você salvou a pasta MGMapsCache.

5.7 Vá em Menu-> GPS e dexe a opção Mobile Tracking em ON e a opção Web Tracking em OFF. No mesmo menu vá em Setup -> Select Device, selecione Internal e save.

5.8 Vá em Menu-> GPS -> Setup Mobile Tracking. Selecione todas as caixas com "v" e salve.

5.9 Saia do programa através de Menu -> Exit -> Yes.

5.10 Execute novamente o MGMaps, agora você deverá ser capaz de ver o mapa do Google Maps. Se não estiver vendo, vai selecionando o botão superior esquerdo até este ficar em Map

Agora sim, Você terá um gps funcionando com mapas offline no Celular. Lembre-se que depois que você entrar no programa, demorará uns 10 minutos para o GPS achar sua posição, então tenha paciência e espere o ícone superior do lado direito mudar para verde...

Depois que o GPS ligar, o programa ficará travado no lugar em que você está. Para mover-se livremente pelo mapa vá em Menu -> Joystick Mode.

ATENÇÃO: NUNCA saiam do MGMaps pelo botão do meio do celular. Para sair SEMPRE façam o caminho Menu -> Exit -> Yes

Espero ter ajudado com essa junção de tutoriais. Bom divertimento com o seu celular!

Vocês podem estar pedindo seus mapas neste link... Pedidos de Mapas Offline

« Última modificação: 10 de Maio de 2011, 16:36 por andrevergilio »

Porque para toda ação, existe uma reação. Mas nem sempre em sentido oposto e raramente de força equivalente.

andrevergilio

Membro
[Tutorial] GPS e mapas Offline no Star 3G
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2010, 19:28 »
Colocando várias cidades na mesma pasta

Um problema comum do MGMaps é que nos níveis mais altos de zoom fica impraticável colocar grandes extensões de território, como estados inteiros por exemplo.
Por isso é muito comum as pessoas colocarem os mapas das cidades em pastas diferentes, o que exige ficar trocando de pasta para cada cidade que você estiver.

Esta continuação do tutorial visa resolver esse problema. Com ele você poderá colocar várias cidades diferentes no mesmo nível de zoom sem precisar ficar trocando de pasta e reiniciando o programa toda hora.

1. Acesse o site http://www.mapcacher.com/

2. Selecione a primeira cidade, do mesmo jeito feito no tutorial acima. Neste exemplo vamos usar a cidade de Bauru. Clique em Generate e salve o arquivo .Map.

3. Selecione a segunda cidade e faça o mesmo, salve o arquivo .Map com outro nome. Neste exemplo vamos usar a cidade de Marília.

4. Agora abra os dois arquivos .map no bloco de notas.

5. Copie tudo que estiver abaixo da palavra GoogleMap de um arquivo e cole após o final do outro.

6. Salve o arquivo .map que você colou os dados das duas cidades e faça os passos 3.9 até o 4.8 do tutorial utilizando este arquivo modificado.

Utilizando este método você poderá colocar várias cidades no mesmo mapa.

Uma dica é fazer um mapa gigantesco, com o Brasil para zooms de 0 a 10, alguns estados para o zoom 11 e várias cidades que lhe convém para os zooms de 12 a 16.

Vocês podem estar pedindo seus mapas neste link... Pedidos de Mapas Offline
« Última modificação: 07 de Julho de 2011, 13:22 por andrevergilio »
Porque para toda ação, existe uma reação. Mas nem sempre em sentido oposto e raramente de força equivalente.

fpdoliveira

Novato
Re:[Tutorial] GPS e mapas Offline no Star 3G
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2010, 08:53 »
Ola amigo..

Segui todos os passos.. tudo ok por enquanto !!

mas os mapas do google não carregam.. ja desmarquei as opções do yahoo maps varias vezes mas parece que as configurações não salvam apos reiniciar o MGmaps!

Grato !!

>:(

andrevergilio

Membro
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2010, 14:50 »
Ola amigo..

Segui todos os passos.. tudo ok por enquanto !!

mas os mapas do google não carregam.. ja desmarquei as opções do yahoo maps varias vezes mas parece que as configurações não salvam apos reiniciar o MGmaps!

Grato !!

>:(

De que maneira você sai do MGMaps? Pelo botão do meio do celular ou via Menu->Exit->Yes? Lembrando que ele só salva as configurações se você sair pelo menu!

Se for da segunda maneira, tente o seguinte: fazer duas vezes as configurações antes de reiniciar. Já vi esse problema no meu falecido HiFone, mas não tinha acontecido ainda num Star-3G...

E verifique também o ícone que está aparecendo no canto superior esquerdo da tela (passo 5.10), está em map?

diegologan

Novato
« Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2010, 19:12 »
andrevergilio
Ola amigo pode me ajudar? parei no item 1.2. do seu tutorial pois meu celular não existe essa opção  Configurações GPS+, apenas POSIÇÃO GPS.
O meu é importado comprei no Mercado Livre, ele tem esse (SW VER) S5620XXJB7  (CSC VER) S5620OXCJB5m quando meu celular esta com muitas coisas abertas ele desliga e liga novamente =( alguem me ajuda?

@marcioddf

Membro Senior
« Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2010, 19:56 »
"...meu celular não existe essa opção  Configurações GPS+, apenas POSIÇÃO GPS.
O meu é importado comprei no Mercado Livre, ele tem esse (SW VER) S5620XXJB7  (CSC VER) S5620OXCJB5m quando meu celular esta com muitas coisas abertas ele desliga e liga novamente =( alguem me ajuda?"

Diegologan, tenho a absoluta certeza de que o GPS do seu celular está configurado "internamente" de outra maneira que não "GPS+"...Pois neste aparelho, existem três opções de "Assist Method Type" (Tipo de Método Assistido): GPS+, AGPS e TIS para que "Configurações GPS+" apareça no seu no menu do seu aparelho você terá que "mudar" isso... Mas pelo que vi, sua FW é importada e foi compilada em Fevereiro de 2010 (JB). Se seu celular for desbloqueado, e creio que ele é, sugiro a você que baixe alguma das fw que postei aqui (Open - sem operadora) e aqui (Claro ou Vivo). Pois além de serem em português do Brasil, elas já estão com o GPS+ ativado! E sobre o "desliga, liga" não sei o que pode estar acontecendo... mas creio que deve ser relacionado á memória do aparelho, pois ja aconteceu algo parecido comigo de desligar do nada... e eu estava usando um programa de GPS...

Andrevergilio, parabéns pelo tutorial! Esta opção de "comprimir" os arquivos de mapas eu desconhecia... Já te dei um agradecimento...

Abraços,
@marcioddf
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 20:17 por marcioddf »
"The King of Pop will never dies"

LG Nexus 4 — 16 GB — Android Kit Kat 4.4

diegologan

Novato
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2010, 20:47 »
marcioddf
Muito obrigado Marcio
Então amigo eu estou com medo de atualizar o Firmware e ter problemas. aqueles comentados por alguns usuarios no tópico de ATT do FW, tipo não conecta isso ou aquilo, mas eu ja estou baixando aquele Firmware que esta sem operadora nenhuma, vou tomar coragem e tentar fazer os passos.
(Obs: o meu é desbloqueado e meu chip é da claro, compensa baixar o FW da claro? o idioma em portugues parece PT-portugal, quando faço alguma alteração aparece "Guardar" ao invez de "Salvar" o de vocês tbm é assim?
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 21:09 por diegologan »

ruedajr

Novato
« Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2010, 01:07 »
Será que este tutorial serve para Omnia I900?

M@RCO

Membro Mestre
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2010, 01:17 »
Será que este tutorial serve para Omnia I900?

sobre esse modelo é melhor pesquisar aqui:

Locked
Nos desculpe...

ruedajr

Novato
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2010, 01:20 »
sobre esse modelo é melhor pesquisar aqui:

Valeu amigo, porém lá tem apenas um tutorial mas não tá rolando legal no meu Omnia (imperícia do operador talvez...)
Um abraço!